quarta-feira, 3 de agosto de 2011

SPAM no Twitter: ( ) publicidade, ( ) relacionamento ou ( x ) #FAIL?

Por Lii_Santos*

Há algumas semanas atrás, me deparei com o seguinte tweet da @marciaceschini na minha timeline:



Concordo com ela plenamente! Assim, dei RT e começamos a trocar tweets sobre o assunto. Entre uma tuitada e outra, brincamos que logo chamariam essa prática de “tweet-marketing”.

Depois, parei para pensar mais nessa “corrida” das empresas e marcas para chamar a atenção e atrair seguidores no Twitter. Ok, eu entendo que, de repente, essas organizações viram uma nova plataforma de comunicação que dá uma série de possibilidades, seja com ações de marketing, publicidade ou relações públicas. Então, nesse novo cenário em que todos aprenderam (e continuam aprendendo) na prática como utilizar e aproveitar essas oportunidades, diversas políticas e práticas começaram a ser adotadas, entre elas, o spam – que migrou do e-mail para as redes sociais.

Passada a euforia do “vamos entrar nesse tal de Twitter”, me pergunto: será que essas empresas ainda não percebem a gama de opções que as redes sociais possibilitam e que o spam só traz efeitos negativos para a imagem e reputação de suas marcas?

O mecanismo do spam é simples: há uma seleção de palavras-chave que, quando tuitadas, o perfil da organização “X” manda como resposta (ou reply) um tweet promocional, totalmente aleatório e, para você usuário, sem sentido, valor ou interesse. Spam NÃO é publicidade ou marketing! Muito menos relacionamento!  #ficadica

Então, como adepta às redes sociais e como profissional de comunicação, acredito que essas marcas precisam, antes de tudo, traçar um planejamento de como querem ser vistas neste cenário digital e o objetivo de estarem ali. Há campo para tudo. Quer perfil ligado ao marketing? Com informações e promoções apenas de seus produtos? Tudo bem! @saraivaonline e @americanascom são exemplos. Mas atenção: o business dessas marcas é este: varejo. Por isso, é compreensível, racional e interessante para elas manterem perfis nesta linha.

Tem objetivo publicitário? É possível criar perfis e/ou hashtags para as ações, como a Nike que está realizando agora com o #coisadaboa. Mas se a meta é estabelecer relacionamento, há diferentes formas, como produção e compartilhamento de conteúdo ligado ao seu corebusiness e que seja relevante para o seu cliente/consumidor. A @tecnisa é referência nesse tópico.

“Mas minha empresa é grande e quero dividir por temas e/ou funções” OK! A VIVO (@vivoemrede, @vivoblog) e o Banco Santander (@santander_br, @sacsantander_br, @valordasideias) usufruem dessa possibilidade. 

Enfim! Marcas, as plataformas são muitas e as oportunidades mais ainda! Boas práticas existem e estão aí para servirem de exemplo. Então, nada de SPAM ou ações sem planejamento simplesmente “porque todos estão fazendo”. O resultado pode (e será) inverso. Pense nisso!


*Lívia dos Santos (@Lii_Santos) é Relações Públicas formada pela Universidade Metodista de São Paulo. Assessora de Imprensa, também escreve para o Blog Relações e Suas Lindas e colabora com o Tumblr RPNotícias, com indicações de notícias e artigos da área, e o projeto de crowdsourcing Papos na Rede.

2 comentários:

  1. Lívia,

    é exatamente essa minha opinião... você pode buscar palavras chaves sim, de maneira estratégica, mas use um profissional para interagir com o resultado, a abordagem pode ser mais interessante do que um script falando.
    Um exemplo é um tweet spam que surgiu para a @chilli_com (tweet da agência) em que a marca oferecia sapato.. oi?

    Relacionamento não se cria na base do "telemarketing" ou posso ajudá-la digital... crie conversas, mostre-se ao target e dai sim, vez ou outra faça uma promoção direta.

    Legal que nossa troca gerou um post.
    beijos

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  2. Maa!

    Sim, nosso papo me inspirou! Amo trocar tweets com você ;)

    Mais uma vez, concordo com você! A mecânica do SPAM pode ser usada para monitoramento e, a partir daí, desenvolver campanhas, ações e relacionamento com o cliente/consumidor. SPAM por SPAM é #fail demais!

    Pior são esses casos em que não há nem uma breve análise que seja para o envio. No caso da Chilli - agência de comunicação e perfil corporativo - como o "cara" me manda sapatos??!! Gente, estratégia ou linha de pensamento: zero!

    Espero que essa prática seja extinta logo do Twitter. Não há nada pior para vc como usuário e, como profissional, a péssima imagem deixada perante os públicos. Uma pena.

    Obrigada por me inspirar, compartilhar e comentar aqui! *_*

    Beijão!

    @Lii_Santos

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