As redes sociais tomaram conta do comércio e, agora, são ferramentas indispensáveis nas estratégias de marketing nas empresas. Sejam elas, pequenas, médias ou grandes.
A interação com a marca é um fator de forte influência para os consumidores. Garantir presença na web agora deixa de ser por simples informação e passa a ser motivo de crescimento e criação de valor para os clientes. Uma empresa bem preparada, que atua nesse ambiente, pode se deparar com inúmeras oportunidades de atrair e fidelizar seu público-alvo.
A força incontestável de redes sociais como twitter e facebook representa o que podemos conceituar de “gigantes do marketing digital”. Essas redes possuem grande número de usuários e são, sem dúvida, garantia de retorno, se bem utilizadas em ações de marketing.
Outra rede social bastante difundida nos últimos tempos é o Foursquare. Essa rede tem como base de interação o uso da geolocalização por meio de GPS contido nos smartphones. Assim como as grandes redes sociais o Foursquare vem crescendo a níveis entusiasmantes. Segundo o site Exame, foram contabilizados 15 milhões de usuários da rede no mês de dezembro. Um crescimento animador, considerando-se que, no mês de junho esse número representava 10 milhões de usuários, ou seja, um aumento de 50% em seis meses.
O foursquare funciona de maneira prática e objetiva. A ferramenta pode ser usada no momento que o usuário chega a algum lugar. O termo usado para a ativação da localização do indivíduo é o check in. Quando um usuário faz muitos check ins em um mesmo local torna-se Mayor, ou prefeito, do local visitado. Tendo em vista essa possibilidade de ganhar títulos por frequentar determinados espaços, como bares, restaurantes, lanchonetes, praças, prédios comerciais e locais públicos, algumas empresas já começaram a fazer uso dos benefícios dessa ferramenta como forma de promover sua marca e seus produtos. Um bom exemplo é a marca de fast food Spoleto. Uma das primeiras a fazer uso dessa rede social para promoção aqui no Brasil.
Uma organização que pretenda fazer uma ação por meio dessa rede social pode começar fazendo uma parceria com a rede e disponibilizar um ícone, chamado special, dentro do sistema do foursquare informando que o local está dando um desconto, ou algo relacionado, para o cliente que se tornar prefeito do lugar. Quando esse consumidor adquirir a nomeação, ele pode se dirigir ao balcão, mostrar a informação, e retirar sua gratificação.
Como é possível perceber, há muitos clientes em potencial no foursquare. Aliando as estratégias e dinâmicas das redes sociais, observa-se que existem muitos modos de chegar ao público desejado e de garantir sua presença em mais uma grande rede social.
Para facilitar no planejamento de uma promoção com o foursquare basta dar um click aqui que você terá um tutorial de como criar um “special” na rede.
Por
24 anos.
Aracaju-SE
Gestor de marketing formado pela Faculdade de administração e negócios de Sergipe.
Administrador do blog Andrei MKT e colaborador no blog Etc e Tal Digital.
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